Império Assírio
O império Assírio -1300-612 a.C
Os Assírios foram um povo mesopotâmico que eram conhecidos por serem grandes comerciantes,que aperfeiçoaram os metais, e habitavam o norte da Mesopotâmia.
Os Assírios eram controlados por outros povo mesopotâmico, como os Hurritas . Em 1300 a.C, os Hurritas foram derrotados pelos Hititas, fazendo com que os Assírios conseguissem sua independência e iniciar uma conquista que se transformou em um poderoso império.
A partir do século XIII a.C, eles começaram a expansão pela Mesopotâmia com um grande exercito bem equipado.
Um dos reis mais conhecidos dos assírios foi o Assurbinipal, que foi responsável pela Grande Biblioteca de Nívive.
Com a expansão do império, os reis assírios resolveram transformar o exército assírio, tornando o primeiro exército profissional da história. Eles eram muito conhecidos pelas suas habilidades e pelas armas, que eram de ferro.
Os assírios conseguiram dominar muitas regiões até mesmo longe da Assíria, como o Egito, formando o maior império mesopotâmico. Para conseguir controlar todas essas regiões que eles dominaram, os assírios usavam a violência a seu favor. Por um lado essa tática deu certo, e por outro não, pois fazia com que aumentasse o ódio daqueles que foram dominados, fazendo com que eles tivessem que lidar com muitas rebeliões ao longo do tempo.Para tentar conter as rebeliões, os assírios levavam o povo dominado para diferentes regiões do império, assim os povos ficavam separados.
O exército assírio era cruel com seus prisioneiros, batiam e tiravam a pele, ou praticavam decapitação deles para colocar em exposição em alguns lugares nas cidades dominadas.
E o fim do império Assírio aconteceu a partir de uma rebelião na cidade da Babilônia, em que os caldeus junto com os medos, derrotaram os assírios e destruíram a cidade de Nínive.
Economia, sociedade e aspectos culturais na mesopotâmia:
A economia da Mesopotâmia era baseado na agricultura, por causa dos rios Tigres e Eufrates que irrigavam a plantação e transportavam as colheitas. E também possuíam o agropastoreio.
A sociedade era separada em castas. No topo da pirâmide tinha o rei, militares e comerciantes; logo a baixo vinha os sacerdotes; como base da pirâmide tinha os camponeses, que trabalhavam plantando e colhendo, e os escravos que construíram os templos.
A cultura era a partir da astronomia, dedicada ao tempo para prever enchentes dos rios que cercavam a mesopotâmia. E também dedicavam seu tempo a arquitetura.
Site : sua pesquisa
Comentários
Postar um comentário