IMPÉRIO BIZANTINO
aula do dia 18/04
Grupo responsável pela postagem da semana : Yasmin Alves , Maria Luiza , Alessandra, Julia Faustino e Mariana
IMPÉRIO BIZANTINO
Império do oriente: Corresponde ao lado oriental da separação de Roma; Atual Istambul localizada na Turquia
Constantino era o Imperador de Roma no Período da divisão só impérios
O Marco do fim da Idade média se dá quando os Turcos invadem Constantinopla
Era uma cidade portuária, principal economia era o comércio maritimo
POLITICA
A política era totalmente centralizada nas mãos do Imperador Justiniano, que exerce controle total sobre o Império.
Diferentemente de outros Impérios, o poder político supremo não era hereditário, o Imperador costuma indicar seu sucessor
Justiniano recupera territórios perdidos, constrói uma Catedral que viraria um marco , a Catedral de Santa Sofia
- O imperador Justiniano cobrava muitos impostos, tal fator fez com que a população começasse a se revoltar.
- Código Justiniano: Conjunto de normas; Um grande legado do império Bizantino para a sociedade. Deu origem ao CORPUS JURIS CIVILIS.
O imperador bizantino teve papel ativo nas atividades eclesiásticas. Ele era considerado o mensageiro de Jesus Cristo e responsável pela propagação da mensagem cristã. A questão da religião ocupou um lugar fundamental na estrutura do Estado Bizantino e é importante retomar que seu surgimento ocorreu no momento em que o império Romano buscava incorporar a estrutura cristã. Ao final do século IV, o Edito de Tessalônica, do imperador Teodósio, tornou o cristianismo a religião oficial do império.
Surgia assim o Cesaropapismo, ou seja, o imperador era visto como manifestação humana de Deus e ao mesmo tempo exercia um forte controle sobre a hierarquia religiosa, sendo chefe político e da igreja. Um dos marcos dessa relação entre estado e igreja, foi a construção da basílica de Santa Sofia (Hagia Sophia), em Constantinopla, ainda no governo Justiniano.
É importante reforçar que o fortalecimento da igreja cristã no Oriente se deu ao mesmo tempo que na Europa Ocidental, com isso os conflitos entre o papado e o patriarca de Constantinopla intensificaram-se. Em 1054 houve a separação entre a Igreja Romana e na Igreja Ortodoxa Grega.
Era o Cisma do Oriente, ou Grande Cisma, a primeira das grandes cisões que romperia a unidade do cristianismo e o monopólio religioso da igreja de Roma.
Mosaico retratando Justiniano - WikipediaARTE BIZANTINA
A arte bizantina é uma arte cristã que surgiu no período em que o cristianismo passou a ser reconhecido como religião. Os artistas da época não tinham liberdade de expressão, não podiam usar sua criatividade; eles deviam apenas cumprir a elaboração da obra como eram lhes solicitados. Assim podemos destacar as seguintes características sobre a arte bizantina:
- caráter majestoso que demonstra riqueza e poder;
- ligação direta com a religião católica;
- demonstração clara da autoridade do imperador, considerando-o sagrado;
- representação das figuras dos mosaicos em posição frontal e rígida- frontalidade;
Manifestações artísticas da Arte Bizantina:
Mosaico: Foi a mais importante forma de expressão durante o império bizantino, especificamente durante o reinado de Justiniano. O mosaico consiste em usar pequenos pedaços de pedras colocados sobre cimento para formar uma figura; Os mosaicos eram muito usados para retratar o imperador com relação direta à religião.
Arquitetura: A arquitetura foi um dos pontos altos do império bizantino, principalmente por conta do caráter teocrático da época. As igrejas eram construídas em lugares grandes, eram chamativas e com grandes riquezas em detalhes.
Pintura e escultura: Não tiveram grande importância quanto o mosaico e a arquitetura da época, porém também deve ser conceituado. Alguns elementos de destaque na pintura são pinturas em miniaturas e pinturas em painéis (com a imagem de Cristo, de Maria ou de outras figuras religiosas). Já em relação às esculturas, o marfim era um dos materiais mais usados pelos escultores bizantinos.
Passei por aqui
ResponderExcluir