Períodos Grécia antiga
Aulas dia 14/03 ao 18/03
Pré homérico ( 2000-1000 a.C)
• esse período correspondeu à formação do povo grego,pela chegada de diversos povos e a existencia de duas grandes civilizações do “mundo grego”
Uma das grandes civilizações,nesse período foram formadas pelos “ Cretenses “,conhecidos como “micenidos” e “Aqueus”
Com o tempo, diversos povos chegaram a região da Grécia que foram importantes para formação do povo grego como os “Jonios” e os “Eolios”
Os cretenses tinha como principal atividade econômica é o comércio,por conta da sua condição geográfica, e além disso tinha a habilidade para navegação marítima, os principais produtos vendidos era a olivia, grãos,figos e diversos alimentos
No ano de 1500 a.C, eles entraram em uma grande decadencia por causa de desastres naturais como a erupção vulcânica ,tsunamis e terremotos, que juntos acabaram enfraquecendo e não conseguindo obter o primeiro sustento
HOMÉRICO (1100-700 a.C )
O período homérico,esta relacionado com o poeta grego Homero,autor dos poemas “A Eliada” e a “Odisseia “.Com a invasão dos povos Dórios nas regiões gregas, a sociedade acabou sofrendo consequências entraram por uma fase de reestruturação, que deu o início com o período homérico.
Com os tempos diversos colônias não fundadas, assim surgindo os gênos que significa sistema fechado, autossuficiente de forma que o trabalho coletivo era feito por pessoas da família.
Para os genos era muito comum cada um ter sua própria atividade, baseado numa sociedade igualitária, que cultivavam ferrar e criavam animais para o próprio sustento.
Porém com o tempo ouve uma desestruturação da comunidades gentílicas porque a população foi crescendo muito com os anos e o trabalho deles não suportava sustentar toda essa população e com o declínio dos genos ouve a fundação da uma nova colônia, com o o objetivo de conseguir alimentar todos
Assim surgindo a propriedade privativa na Grécia antiga , colocando um fim no período homérico e dando início ao período arcaico.
Arcaico:
Em época é conhecida por causa da mudanças políticas e econômicas devido aos acontecimentos que ocorreram nos anos, e desta o Esparta e Atenas, é conhecido também pela expansão das cidades estados que dominou em um período da história grega ai com o tempo surge o conceito de sociedade privada na sociedade grega, a qual era comandada pelos proprietários da terra.
Controlada por uma aristocracia proprietária de terras,que se tornaram importante para o centro comercial do mundo grego.
Eles possuíam independência das maiores prósperas que foram Esparta e Ateus.Como a população aumentava constantemente e as terras cultiváveis disponíveis eram limitadas, era o início da fundação das colônias ao longo do Mar mediterrâneo. Além das Olimpíadas surgirem no período Arcaico,que reúne competidores de diversos esportes.
Período clássico:
O Período Clássico Grego, aconteceu entre os séculos V e IV a.c é marcado por diversas invasões que transformaram a Hélade em uma guerra .
O primeiro choque dessa época foram as Guerras Médicas (490 – 479 a.C.), conflito onde os persas tentaram invadir a Grécia a partir de seu domínio sobre as colônias da Ásia Menor.
Apesar dos persas terem uma grande força militar, os gregos conseguiram derrubar seu inimigo por meio de várias táticas de guerra que era necessário o conhecimento sobre o acidentado território balcânico.
A aliança militar mais desenvolvida nesse período foi a Liga de Delos, que garantiu a vitória dos gregos e fortaleceu a liderança exercido pelos atenienses.
Contudo, os líderes políticos atenienses aproveitavam dos recursos disponibilizados pela Liga de Delos para oprimir e impor seus interesses políticos e econômicos sobre as demais cidades Estado.
Período helenístico:
O período helenístico se refere a história da Grécia e de uma parte do oriente médio ,e a morte de Alexandre o grande em 323 a.c. Ocorreu a civilização grega numa vasta área que se estendia pelo mar Mediterrâneo oriental até a Ásia Central . De modo geral o helenismo foi uma ideia de Alexandre o Grande: que era levar e espalhar a cultura grega . Foi nesse período que a ciência tive seu primeiro e grande desenvolvimento.
Período pré homérico:
O período pré-homérico foi dado cronologicamente ente 2000 a.c. e 1200 a.c. e marcou a Grécia por grandes manifestações culturais bastante diversificadas , as invasões que ocorreram foram de povos indo-europeus na ilha de Creta ou minoica.
Ilha de Creta:
Esta ilha é a mais populosa da Grécia e é a quinta maior ilha do mar Mediterrâneo , localizada no mar Egeu . A quase 5 mil anos atrás Creta foi um grande berço da civilização minoica sendo considerada a mais antiga da Europa. Em algumas regiões os minoicos construíam grandes palácios , que ocorria a vida administrativa, religiosa e econômica da cidade cretenses. Diziam que havia um sistema político na qual o poder dos governantes era exercido em um contexto de dominação marítima , onde eles eram conhecidos como ótimos comerciantes e navegantes.
Em 1600 a.c. e 1500 a.c. aproximadamente ocorreu o enfraquecimento da civilização . Os historiadores não sabem ao certo o porque , mas apontam alguns eventos que pode contribuir : como tsunamis, erupções vulcânicas ,terremotos e além dos desastres naturais.
Aqueus, Jonios, Eolios e Dórios
Foram povos que vieram da Antiguidade e habitaram a região da Grécia
Contribuíram para o Desenvolvimento da Cultura Grega e a Construção do Mundo Grego na Antiguidade e foram responsável pela criação do povo grego.
AQUEUS
•os primeros povos a habitar a região do Peloponeso e sendo responsáveis pela colonização de parte da grécia Antiga.
•2000 a.C se deslocaram para territórios localizado próximo ao mar Mediterrâneo.Indo europeus,os aqueus eram povos nômades que viviam em busca de terras férteis.
•Os Aqueus formaram uma civilização guerreira que dominou os povos que Habitavam na Grécia chamados Pelasgo.
•Fundaram cidades como Micenas e ficaram conhecidos como Micenicos.
* foram núcleos urbanos,político e econômico,por se dedicarem ao comércio eles dominaram economicamente a região do mediterrâneo.
JÔNIOS
* contribuíram para a formação da cultura grega.
* tiveram um importante papel para a construção do mundo grego.
* Foram o Grécia por volta de 2000a.C e ocuparam a regiao do peloponeso e da Atica .
* Tinham uma tradição militar violenta e ocuparam várias regiões da Helade.
* responsáveis pela escravidão de vários povos que habitavam como aqueus e os eolios.
* essa civilização com sua expansão propôs a construção de vários templos,palacios etc.
* A partir da invasão dos dórios na região do Peloponeso, os jônios migraram para a Asía Menor.
EOLIOS
* foram povos que invadiram e dominaram a região da Grécia antiga.
* responsável pela formação do povo grego ,junto com os jonios,aqueus e dórios.
* todos os lugares passados registraram sua cultura.
* Não foram conhecidos como povos violêntos.
* na invasão dos eolios na região da grécia,os Aqueus e os Jonios que habitavam seus territórios
* Sua chegada foi pacífica, sem a ocorrência de guerras.
DÓRIOS
* origem indo-europeia.
* junto com aqueus,jonios e eolios eles foram responsáveis pela formação da cultura grega.
* não dominaram a escrita mas tinha a cultura própria,dominaram regiões do peloponeso ,Atica e Ilha do Creta.
* Construiram diversos núcleos urbanos.
* Consequência da invasão dórica que fez com que fez que diversas pessoas se dispersassem para outras localidades.
* Uma migração fez a criação de várias cidades estado.
A primeira Diáspora
A primeira diáspora grega foi marcada pela invasão da Grécia. Entre 1500 e 1150 aC. A civilização micênica floresceu. Os invasores dórios são responsáveis por novas organizações e divisões sociais na região. São genes, dividindo a terra em pequenas propriedades familiares, com produção voltada para a subsistência. No entanto, como a população atingiu um nível de crescimento considerável, a terra disponível não atende às necessidades de todos. Isso levou a graves desigualdades sociais, pois as famílias mais próximas do chefe local receberam as terras mais férteis, enquanto as famílias com menos influência no poder local enfrentaram graves dificuldades de sobrevivência. Os proprietários também detinham o poder político, enquanto o resto da sociedade lutava para sobreviver.
A civilização minóica durou de 2500 aC. por volta de 1400 aC. Leva o nome do lendário rei de Minos, cuja capital estava em Cnossos. Grandes cidades se desenvolveram em torno de outros palácios minóicos.
A riqueza desta civilização baseava-se no comércio marítimo, especialmente com o Oriente Próximo e o Egito. Objetos de cerâmica produzidos em Creta foram encontrados no Egito, e cerâmicas egípcias antigas foram encontradas em Creta. Knossos é protegido por uma frota poderosa.
Passei por aqui! ;)
ResponderExcluir